Simulação do Imposto de Renda Aposentados e Pensionistas em Portugal / MORAR EM PORTUGAL


Alíquota efetiva sobre os rendimentos recebidos no Brasil Faça a sua simulação! Sabemos que os beneficiários de rendimentos de aposentadorias e pensões recebidas no Brasil, ao deixarem o país para residirem em Portugal, devem fazer tanto a comunicação da saída do Brasil, quanto a declaração de saída definitiva do Brasil, nas respectivas épocas.
Assim, devem encaminhar a comunicação para a Receita Federal e para a fonte pagadora. Ficando então, o beneficiário, quite com os seus deveres de contribuinte no Brasil, uma vez que não será residente fiscal no país.

O que ocorre após esta comunicação, é que a alíquota do imposto de renda será de 25% sobre o valor bruto recebido pelo servidor. No nosso caso, residiremos em Portugal com o título de residência, teremos os mesmos benefícios de um cidadão português e seremos isentos de imposto de renda naquele país, devido ao fato de Portugal manter tratados com o Brasil.
Resultado de imagem para imposto de renda 2018
O desconto do imposto de renda será retido pela Receita Federal através da fonte pagadora, como ocorre normalmente, enquanto estivermos aqui. 

O que mudará é o valor da alíquota. O benefício será depositado na conta-corrente do beneficiário no Brasil, sendo ele mesmo o responsável pela remessa para o banco em Portugal, assumindo as taxas e demais despesas de envio internacional.

Para fazer a simulação da alíquota efetiva e saber a diferença do valor que você receberá após a comunicação de saída do Brasil, deixarei aqui o link do site oficial da Receita Federal para o cálculo.

Sugiro que tenha em mãos o seu contracheque para a inserção dos valores corretos. Assim, você saberá qual é a alíquota que é descontado atualmente, no Brasil e o valor do desconto quando estiver morando em Portugal.

Orientações para o cálculo

Acesse o site da Receita Federal:


Selecione a opção: Cálculo Mensal 2017
Preencha o campo 1 Rendimentos tributáveis, inserindo o valor bruto mensal que está contido no seu contracheque.

No campo 2 Deduções, vá até o subitem 2.1Previdência Oficial e insira o valor da contribuição previdenciária descontada no seu contracheque, caso você contribua, clique no botão “enter” e desça para a seção de valores na página.



No campo 2.5 Total de Deduções aparecerá o valor da sua contribuição mensal para a Previdência.

O campo 3 Base de cálculo, é o valor referente ao valor base para o imposto de renda.

O campo 4 Imposto, é o valor retido mensalmente, pela Receita Federal.

Campo 5 Alíquota efetiva é o percentual que é retido pelo imposto de renda, atualmente no seu contracheque.

Como calcular os 25%

Usando uma calculadora, insira o valor bruto dos seus rendimentos e aplique o percentual de 25, o resultado será o valor que você vai receber da sua fonte pagadora, após a saída do Brasil, já residindo em Portugal.

Trace um comparativo da diferença em reais e o percentual do imposto recebendo enquanto reside no Brasil e residindo em Portugal, para fazer o seu planejamento financeiro e traçar metas futuras, evitando perdas e tendo aproveitamento máximo dos seus rendimentos.

ATENÇÃO:

O imposto de renda retido na fonte é somente descontado no Brasil. Não existe dupla taxação

Os rendimentos que você recebe oriundos do Brasil serão tributados apenas no Brasil e não em Portugal.


FONTE:http://vamuver.com/